Desenvolvimento ou a Humanidade??

Pessoal,

O motivo que me fez escrever esse novo tópico foi uma matéria que li hoje de manhã no jornal “O Globo”.

Como todos já sabem me formei como arquiteta há 3 anos e conclui a pós -graduação em Arquitetura Sustentável a pouco tempo…

Por que estou falando isso? Porque graças a Deus eu pude cursar uma faculdade que enxergava um pouco a frente do seu tempo…Antes desse papo todo de aquecimento global surgir.. meus mestres que posso chamá-los de amigos hoje, nos passaram preceitos de que a arquitetura e o urbanismo tem como obrigação de incluir, além de uma responsabilidade enorme em relação ao futuro da humanidade… Ela é uma grande contribuidora para o que chamamos de história da humanidade… O desenvolvimento do homem e seus avanços até hoje estão diretamente relacionados a história da arquitetura…

No meu terceiro período de faculdade, aprendemos que todos os prédios que construímos ou projetássemos deveriam ser acessível à todos!

De forma que o indivíduo tenha o direito de ir e vir sem auxílio de qualquer outro indivíduo…

No quarto período, tive um outro ensinamento para levar por toda a vida..construir ou projetar pensando no meio ambiente, isso eu posso dizer que foi em 2002.

Tínhamos que implantar nossos projetos de maneira  que minimizassem a utilização do uso de energia elétrica, ar condicionado, água, entre outros conceitos aplicados em nossas arquiteturas…

Nessa época o assunto do momento  aquecimento global, nem era citado…éramos chamado de “ecochatos”… Através de nosso estudo vimos que lá fora um arquiteto malaio chamado Ken Yeang já tinha essa preocupação com o futuro e estava aplicando novas técnicas em sua arquitetura…

Para nós o Yeang era um Deus a mil anos luz da gente!!

Pois é, chegamos no século XXI com a missão de mudar a história de toda uma civilização, romper barreiras as quais as gerações anteriores não conseguiram.. Pois bem é exatamente por isso que estou escrevendo..

Venho lendo matérias sobre as obras de infra-estrutura da cidade para a Copa de 2014 e para as olimpíadas de 2016… E não vejo o mesmo discurso que o nosso presidente usa aplicado em nossos projetos de urbanismo e estruturação da cidade como um todo.

Não estou falando de política e sim de algo que devemos nos preocupar como seres humanos!

Vale lembrar que como arquiteta, quero muito o desenvolvimento da nossa cidade..,mas acho que não precisa ser de uma maneira tão agressiva!

Porque não aplicar um urbanismo sustentável??

Não entendo o porque de não implantarem o sistema metroviário na nossa cidade..não é possível que a nossa topografia atrapalhe tanto o nosso desenvolvimento??

Mas se o problema fosse a nossa topografia, porque ela não é empecilho para a construção de novas vias, incentivando ainda mais a utilização de automóveis???

A Inglaterra cobra uma taxa para cada pessoa que pega o seu carro sozinha, isso faz com que a pessoa ofereça carona ou utilize o meio de transporte coletivo ou vá de bicicleta até a estação de metro mais próxima.

O Brasil tem em mãos a grande oportunidade de mostrar ao mundo como se faz um urbanismo consciente e não aplica..não entendo isso??

Não saíra mais caro para a população..pelo contrário, a população lucra, com tempo, com qualidade de vida, com saúde e até mesmo no bolso, porque o retorno virá em alguns anos…

Porque não fazer um urbanismo onde o pedestre seja a prioridade e não o automóvel??

Já temos um exemplo disso hoje como Brasília e a Barra da Tijuca…

Alguém aí já tentou andar a pé na Barra da Tijuca?? Em dia de sol??

É insuportável, as vias são largas para desafogar o trânsito..o que não adianta.. Quase não há árvores plantadas para minimizar a emissão de gases poluentes soltos pelos automóveis, e além do mais voc~e nunca consegue atravessar todas as pista de uma vez só… Só sendo um louco varrido correndo para atravessar todas aquelas pistas…

Porque não fazer uma cidade para o HOMEM!

Agora o nosso prefeito, possui um projeto onde ele acabará com toda FAUNA E FLORA de uma reserva florestal que é o MACIÇO DA PEDRA BRANCA, para a construção de mais uma via, com a promessa de desafogar o trânsito na cidade e aumentar o número de ônibus nas regiões… o que nós sabemos que será tudo para inglês ver.. pois aumentará mais ainda o fluxo de automóveis pela cidade, pois os deslocamentos serão cada vez maiores e cansativos…

Até quando nós vamos fechar os nossos olhos para tamanhos absurdos, e até quando seremos reféns de nós mesmo??

Para toda ação há uma reação… se destruímos para construir…uma hora a natureza também irá destruir o que construímos…

As chuvas do mês passado são uma prova disso de que nós temos a obrigação com o meio ambiente!

Anúncios

4 Respostas to “Desenvolvimento ou a Humanidade??”

  1. Cunhada…Texto fodástico!!! A-M-E-I!!!

  2. Glaucia
    A preocupação com o meio ambiente é muito antiga!
    Tive a sorte de fazer facildade (de arquitetura) no interior de São Paulo (UNITAU – 1982 a 1986), próxima à serra da Mantiqueira e, na época, haviam algumas repúblicas próximas à Campos do Jordão, em casas sem luz elétrica e fornecimento de água de concessionária. Aquilo p/ nós era uma escola pois trazíamos água de minas próximas e o chuveiro era aquecido por serpentinas vindas do fogão à lenha. A criatividade era a nossa ferramenta e a natureza a nossa matéria prima.
    A preocupação com o meio ambiente era filosófica e não uma premissa.
    Concordo com você e dou os meus parabéns por essa iniciativa. Quando os arquitetos se enchergarem como “médicos”, aí sim teremos a verdadeira arquitetura de volta!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: